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Boas práticas com a utilização de UTM

Descrição

Esta parte da documentação tem como o objetivo de auxiliar a configuração dos parâmetros UTM corretamente no Monitoramento de páginas do Rubeus.

Primeiramente vamos entender o que são esses parâmetros.

Eles basicamente servem para mapear à que esse link é destinado com a finalidade de auxiliar, seja para um banner no seu site ou uma campanha específica.

O UTM são divididos em cinco parâmetros que são.

Parâmetro Descrição Exemplo
utm_source Utilizado para informar por onde o link foi veiculado (este por sua vez é obrigatório). utm_source=uniexemplo
utm_medium Destinado à informar qual o tipo da campanha, se é uma campanha paga (cpc) ou uma campanha de e-mail (email). utm_medium=cpc
utm_campaign Informa o nome ou o código da campanha veiculada. utm_campaign=vestibular_2019
utm_term Guarda as palavras chaves da campanha utm_term=vestibular+uniexemplo+2019
utm_content Serve para especificar qual conteúdo foi clicado para o acesso do link. utm_content=bannerlateral

Utilização

Parâmetros source e medium

No serviço de monitoramento de páginas presente no CRM Rubeus, dá a possibilidade de rastrear esses parâmetros seguindo algumas recomendações de boas práticas para o funcionamento conciso da funcionalidade.

Dentre as possibilidades dos tipos de origem já disponíveis na ferramenta temos:

Nome Descrição Regra
Display Anúncios seja ele em banner ou um vídeo. Pode conter os identificadores de cliques do google (gclid) ou facebook (fbclid) e/ou os utm_medium cpm, video, display, banner.
Outras publicidades São publicidades que ainda não possuem sua origem mapeada na base do Monitoramento de páginas do Rubeus É necessário ter o utm_medium com um dos tipos cpc, ppc, e não ter origem mapeada.
Mídia Paga Publicidade com origem mapeada. É necessário ter o utm_medium com um dos tipos cpc ou ppc, e ter a origem já mapeada.
Email Campanhas de email, seja ela disparada pelo Rubeus (no qual já é automático o rastreio) ou manualmente desde que atenda à regra. O link utilizado para a página final no qual o usuário acessa, deverá conter o utm_medium carregando o valor “email”.
Busca Orgânica São os acessos à página que foram originados de algum site de busca. O link não deve conter nenhum parâmetro utm e ter sua origem vindo de algum site de busca já mapeado (google, bing, yahoo, ask e aol).
Social Acessos vindo a partir de alguma rede social. O link deverá ter o utm_source com o valor igual a facebook, twitter instagram, youtube ou linkedin e utm_medium igual a cpp
Referência Acessos que não são pagos mas vieram de um redireciona por algum site não mapeado. O utm_medium não pode ser igual a nenhum dos tipos pagos e sua origem é desconhecida
Acesso Direto Acessos onde o usuário digitou o link do site diretamente no navegador. Não possui qualquer parâmetro no link.
Outros Acessos não categorizado acima. Caso não se enquadre em nenhuma das regras acima, o tipo de origem será “Outros”
Desconhecida Contatos cadastrados manualmente no Rubeus.

Parâmetros campaign, terms e content

utm_campaign

O valor especificado no parâmetro destinado à campanhas deve ser utilizado como uma espécie de etiqueta para a mesma, contendo um nome descritivo mas não muito longo.

utm_terms

Esse campo pode ser passado mais de um valor, sendo separados por “+” já que são as palavras chaves da campanha, exemplo: utm_terms=vestibular+2019+uniexemplo.

utm_content

Já esse campo serve para deixar explícito qual método foi utilizado para o clique do usuário, seja ele um link, banner um popup e demais.

Cada parâmetro são salvos de maneira única no Rubeus possibilitando filtros específicos por cada campo.

Para a criação desses links recomendamos o uso do Campaign URL Builder do Google Analytics, mas poderá ser o utilizado o de sua preferência ou até mesmo feitos de modo manual.

No final será obtido um link parecendo o seguinte

https://www.uniexemplo.com.br/?utm_source=twitter&utm_medium=cpc&utm_campaign=campanha_exemplo&utm_term=vestibular+2019+uniexemplo&utm_content=logolink

Os links gerados, de preferência devem ser curtos, sucintos e evitar redundância entre os parâmetros é de bom uso.